segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Afonsoeirenses na Guerra Colonial


1972 Mário "Selitro" no Centro da Beira -Pç. do Município.-



Mário M.T. SANTOS "Selitro" TETE Moçambique 19MAR73.



















ROGÉRIO PINHEIRO VENTURA E JOÃO MANUEL FÉLIX DIAS
A BEBER UM COPO NO "PELICANO" EM BISSAU (em 1970)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Café -Cervejaria- Leitaria CARAVELA


Leitaria Caravela Almoço convívio após um grande jogo de futebol Anos 80; pode ver-se em franca confraternização , na foto: Manuel "CHICO", Januário, Artur "Selitro", João Veredas, Manuel Condelipes, Jacinto Pratas, José "Selitro", Mário, António "Azia", Carromeu, e tantos outros; um dia que foi inesquecível, de grande alegria e Camaradagem. para Sempre recordar!!






















Funcionou como "Sede" do Clube "Leitaria Caravela"
em 1977 - Torneio Primavera de Futebol da Salão.
(Serafim Fernandes -de costas)




da esqª. e de pé: Regula, José Manuel, Henrique, Fernando Gonçalves e Zé Camilo;
em baixo, mesma ordem: (F) Humberto Boavida, Mário "Selitro", Celestino, Manuel CHICO e Helder.

Nota: Falecido: Humberto Boavida.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA - O GRANDE DINAMIZADOR DO DESPORTO NO NOSSO BAIRRO -.




CINCO DÉCADAS DEDICADAS AO DESPORTO NO AFONSOEIRO



JANELA ABERTA







DE: Mário M. T. Santos "Selitro"
(conta a sua versão sobre...)
JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA
Nascido em 1918 / Faleceu em 1996 "Zé Tonho".

O HOMEM que foi jogador do Avenida F.C. -Montijo anos 30/40- e quando veio para o Bairro do Afonsoeiro em fins dos anos 40 - 1948- fundou o primeiro Clube do Bairro, o UNIÃO FUTEBOL CLUBE AFONSOEIRENSE, dando às cores do Clube as mesmas do Avenida que equipava "à Barreirense", tendo sido o Grande Responsável pelo início desse Clube que foi Grande nos Anos 50 e 60.
Em finais de 60 haviam quatro clubes no Afonsoeiro mas, com a Guerra Colonial e a Emigração , tudo acabou ; o Bairro viria a ter novamente um Clube a partir de 1974.
Seria José António , novamente, com a sua visão e gosto pelo Desporto , a fundar o Actual Estrela Futebol Clube Afonsoeirense.
Desta vez com Eliseu BORGES no Café que tinha trespassado a LUÍS FILIPE, na altura
Guarda-Redes do C.D.Montijo.
Na Rua Ilha do Príncipe -Afonsoeiro- José ANTÓNIO criou as bases necessárias, na década de 70, i.é, após o 25 de ABRIL de 1974.
Pois, "ZéTonho" criou um Clube de Futebol e Altletismo que com a sua dedicação pos em marcha. CLUBE que desde '74 e até aos anos '90 foi Grande tendo feito com Miúdos e Graúdos um Colectivo de Grande Projecção a nível Local -Montijo-, e levando o nome do Estrela Afonsoeirense a muitas aldeias, vilas e cidades do Nosso Portugal.
José ANTÓNIO vivia o DESPORTO como ninguém porque adorava transmitir a todos o pouco-muito da sua experiência.
Dedicou quase CINQUENTA ANOS à sua Causa, até Falecer em 1996 .
Pois, chegou a ver crescer a sua obra -O Estrela Futebol Clube Afonsoeirense- tal como já havia visto crescer o União Atlético Clube Afonsoeirense na década de 1950. Desde que começou so descansou quando foi feita a sede do Clube.
José ANTÓNIO não merecia só ter uma placa e a sua fotografia no 1º. andar da sala na Sede do "ESTRELA", ficando a Sua Memória esquecida.
Ele deixou às gerações (antes em 1940/50 e depois às de 1970 a 1990) um grande legado .
Assim, era JUSTO que JOSÉ ANTÓNIO não fosse esquecido!!: Merecia Um Busto à entrada da Sede do ESTRELA pelos TRINTA ANOS que Ele deu ao Clube e a todas gerações .
E para Sua Memória merecia que fosse escrito um Livro àcerca da sua OBRA no Bairro a favor do Futebol e Atletismo e o Amor que dedicou a todas as Causas ao Bairro do Afonsoeiro.
"ZéTonho" tendo dois Netos foi ao mais Novo RAFAEL ANTÓNIO que transmitiu o "Grande Belém" C.F. os Belenenses mas de forma original:
Nos princiios de '80 deixou ao Neto Rafael o gosto pelo "Azul" do desporto (não do CFB) "encaminhando-o" para o FCPORTO e dando aos Seus Filhos os nomes dos Avós prestando Homenagem: INÊS e JOSÉ ANTÓNIO .
Rafael António já tornou o Bisneto de José ANTÓNIO o gosto pelo "Azul" oque deixaria o Avô/Bisavô bastante Orgulhoso.
Quero agradecer à Memória do Meu Grande AMIGO ( e Vizinho) PAULINO , Grande Conhecedor do Futebol , e não só , pelos conhecimentos transmitidos sobre O Grande José ANTÓNIO e dos acontecimentos desportivos ligados ao Nosso Bairro antes de 1950.
Depois de '50 já sou Eu que transmito o que sei àcerca do Desporto no Bairro do Afonsoeiro.
EU, que comecei a ligado ao Desporto pela mão de "ZéTonho" na década de '50 e que foi com Ele e Sua visão para o Desporto que se formou o Antigo Clube União Atlético Clube Afonsoeirense que muitas Alegrias deu à População de Nosso Bairro do Afonsoeiro até finais de '60.

Os quatro clubes do Bairro eram:
O União que foi criado em finais de 1940.
O Estrela F.C. Afonsoeiro foi criado em 1960.
Seguiu-se em 1962 o Unidos Futebol Clube ( vulgo "Rasga a Manta") e depois os Águias que eram os mais novos.
Com a guerra colonial , nos princípios de '60 e com a grande vaga de emigração que também se verificou, quase Todos Jovens -e Menos Jovens- partiram e assim nos finais de 1960
terminaram os clubes no Bairro.
Como em cima foi referido, em 1974 foi criado o Estrela F.C. Afonsoeirense; e em 1976 foi a vez do Leitaria Caravela que terminaria em 1989/1990; Existe ainda hoje no Café Leitaria Caravela uma vitrina com alguns trféus que recordam o Clube.
Quanto ao Estrela F.C. Afonsoeirense é o único Clube actualmente no Bairro , já com a bonita idade de 36 anos;
É, sem dúvida, uma referência para o Escalão Jovem de Futebol a nível (na) Distrital em que compete.



JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA foi também um dos fundadores do Rancho Folclórico -Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro





















Afonsoeiro 1977 (e seguintes) - "LEITARIA CARAVELA" Equipa de futebol de Salão que disputava os famosos Torneios Primavera (finais de 1970 e anos 80)
Em cima, da esqª. p/dirª.: Custódio Carromeu, Humberto Boavida, Regula, Manuel, "Chico", Gafanhoto, Álvaro e Franklim. Em baixo pela mesma ordem: Mário "Selitro", Carlos Ratão, Celestino e Amadeu Bastos. Nota: Humberto Boavida,Gafanhoto, Franklim já falecidos.





















(Texto e fotos gentilmente cedidas por Mário M. Traquina dos Santos -Márinho "Selitro")